Data demonstra a importância da conscientização e acesso à informação para prevenção de doenças endêmicas
No dia 17 de outubro, comemoramos o Dia Nacional da Vacinação, data que relembra a importância da proteção contra doenças graves e que podem ser evitadas. O Brasil já foi um país exemplo de imunização para o restante do mundo, porém, há alguns anos enfrenta queda nos dados de vacinação.
Pessoas entre 30 e 50 anos tiveram uma ampla cobertura vacinal quando crianças, isso porque o país encarou a necessidade de erradicar doenças como sarampo e poliomielite. Devido a excelente cobertura passada, pessoas da faixa etária citada não conheceram casos de doenças perigosas, o que causou descrença sobre a gravidade das mesmas.
“É perceptível que as pessoas têm deixado a vacinação em segundo plano, temos a questão das fake news, da falta de conhecimento sobre a importância da imunização e a falsa impressão de que essas doenças não existem mais. O Dia Mundial da Vacinação existe exatamente para orientação, o que é primordial, porque prevenção é sempre a melhor opção”, comenta Monica Toraiwa, sócia proprietária da unidade Amo Vacinas em São José dos Campos.
No início de 2023, a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) alertou que o risco de surto de doenças preveníveis por vacinação é o mais alto em 30 anos. O diretor da OPAS convocou os países a intensificarem com urgência a vacinação devido à queda da cobertura.
Doenças preveníveis e vacinas
Com a queda da imunização, adultos e crianças estão suscetíveis a doenças como:
Hepatite
Poliomielite – paralisia infantil
Pneumonia
Sarampo, Caxumba e Rubéola
Meningite
Câncer de colo de útero – HPV
Difteria, tétano e coqueluche
Dengue
Gripe
Varicela
Herpes Zoster
Tuberculose
Essas doenças são consideradas endêmicas e algumas têm consequências permanentes ou até mesmo letais. “Nós salientamos a importância de toda a família se vacinar, é importante imunizar todos que têm contato com pessoas mais vulneráveis, como crianças e idosos. Até mesmo os pais podem contrair algum vírus e não ter sintomas graves, mas passar para a criança e idosos que possivelmente poderão desenvolver um quadro mais grave”, complementa Monica Toraiwa.
Serviço
Amo Vacinas – Av. Cassiano Ricardo, 1300 – Loja 4 – Jardim Alvorada, São José dos Campos
@amovacinas.sjcaquarius