A nova vacina japonesa Qdenga foi aprovada recentemente pela Anvisa. Ela é capaz de prevenir 90% das hospitalizações em até 18 meses após a aplicação, conforme o teste clínico realizado com 28 mil adultos e crianças. O imunizante se insere em uma realidade onde os meios mais comuns de prevenção se resumem a descartar a água parada, e já está sendo comercializado no Vale do Paraíba.
A região tem registrado temperaturas em torno de 30°C, e é justamente no clima quente que o Aedes aegypti se reproduz de maneira mais acelerada. Além de colocar mais ovos, o inseto também pica mais pessoas em dias de temperatura elevada e, por conseguinte, dissemina a doença viral. Conforme dados apurados pelo G1,em janeiro deste ano, os casos de dengue em SJC sofreram um aumento de 65,4% no comparativo com o mesmo período do ano passado.
O novo imunizante, que se mostrou bastante efetivo nos testes clínicos, pode ser aplicado em pessoas que nunca entraram em contato com o vírus da dengue ou que já tiveram a doença. A nova vacina pode ser aplicada em pessoas com faixa etária entre 4 e 60 anos. A vacinação completa é dividida em duas doses, com intervalo de três meses entre as aplicações.
A enfermeira Jaqueline Chaffim Kurz, da clínica Amo Vacinas, comenta sobre a nova imunização: “Se a pessoa adquirir a dengue, qualquer um desses tipos, ela vem mais fraca, vem mais branda, os sintomas são mais tranquilos e a chance de internação também é menor”.
A contraindicação da vacina é para mulheres grávidas ou lactantes, usuários de medicação com corticoides ou portadores de doenças autoimunes, como HIV e leucemia.
*Serviço*
Vacinação contra a dengue
Clínica Amo Vacinas
@amovacinas.sjcaquarius